Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Piriqueta emasensis Arbo DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 10-12-2013

Criterio: N/A

Avaliador: Laila Araujo

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Laila Araujo

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Ervas endêmicas do estado de Goiás (Arbo, 2013), município de Chapadão do Céu, na localidade do Parque Nacional das Emas (Arbo, 2002). Descrita recentemente no ano de 2002 e conhecida apenas pelo material-tipo (CNCFlora, 2013). Desenvolve-se em Campos Cerrados sobre solo arenoso e Campos Sujos sujeitos a queimadas periódicas (Arbo, 2002). Dados populacionais, ecológicos e de distribuição do táxon são escassos, não sendo possível uma avaliação do risco de extinção embasada e fundamentada.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Piriqueta emasensis Arbo;

Família: Turneraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie foi descrita pela primeira vez em Bol. Bot. Univ. São Paulo 20: 13 (2002). P. emasensis se diferencia de P. caiapoensis pela presença de hastes com pêlos porreto-estrelados e pêlos glandulares setiformes abundantes (Arbo, 2002).

Potêncial valor econômico

Não se conhece informações sobre o valor econômico da espécie.

Dados populacionais

Em estudo de Diversidade Taxonômica e Formas de Vida do Cerrado realizado no Parque Nacional das Emas de fevereiro a novembro, foi quantificado um total de quatro indivíduos de P. emasensis somente em novembro, a espécie é hemicritófita (Silva, 2006).

Distribuição

Endêmica do estado de Goiás (Arbo, 2013); ocorre no município de Chapadão do Céu, no Parque Nacional das Emas (Arbo, 2002).

Ecologia

Caracteriza-se por erva; perene; hemicritófita; heliófita (Arbo, 2002); terrícola (Arbo, 2013); solo arenoso; ocorre em Campo Cerrado e Campo Sujo sujeito a queimadas periódicas (Arbo, 2002).

Reprodução

Floresce e frutifica de julho a novembro (Arbo, 2002). Espécies do gênero Piriqueta possuem flores heterostilas (Arbo, 1995) e provavelmente auto-incompatíveis (Arbo, 2007).

Ameaças

8.1 Invasive non-native/alien species/diseases
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Atualmente esta em curso uma acelerada invasão de gramíneas exóticas no Parque Nacional das Emas, como o capim-gordura (Melinis minutiflora Beauv.) e a Braquitária (Brachiaria decumbens Stapf.) que são grandes ameaças biológicas ao meio ambiente (Zanin, 2009).

7.1 Fire & fire suppression
Incidência regional
Severidade low
Detalhes No Parque Nacional das Emas, até meados da década de 90, o fogo de origem antrópica era muito comum, porém hoje com a implantação do sistema de aceiros, agricultura mecanizada nas áreas vizinhas ao parque, presença de equipe de combate ao fogo e visitas turísticas com acompanhamento de guias capacitados, as queimadas de origem antrópica se tornaram menos comuns (Sousa, 2009).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional das Emas (Arbo, 2002).

Referências

- Arbo, M. M. Turneraceae 2013. In Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB240.

- Arbo, M. M. 2002. Una especie nueva de Piriqueta (Turneraceae) del Parque Nacional das Emas, Goiás, Brasil. Bol. Bot. Univ. São Paulo, 20: 13-15.

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>.

Como citar

CNCFlora. Piriqueta emasensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Piriqueta emasensis>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 03/12/2014 - 11:56:33